O que eu quero ser no futuro?

16 de setembro de 2012

Publicitário


A faculdade de publicidade e propaganda visa capacitar os alunos a interagir em todos ambientes que envolvem a publicidade, de propagandas à mídias digitais . Alunos da graduação da faculdade de publicidade são formados com o objetivo de se tornarem atuantes na indústria, para isso aprendem a trabalhar com produção gráfica, produção digital, definição de campanhas. 

Como anda o mercado de trabalho nessa área?
O mercado de publicidade e propaganda é bem concorrido. As faculdades formam um grande número de publicitários a cada ano e a demanda não é tão grande. "As melhores chances estão nos nichos de comunicação digital, a área de promoções, eventos e relacionamento com o cliente", diz Luiz Fernando Garcia, coordenador do bacharelado em Publicidade e Propaganda da ESPM-SP. Outro nicho é a promoção de vendas em departamento de marketing de grandes empresas, jornais e revistas, produtoras de som e imagem, empresas de web e organizadoras de eventos. As maiores agências ficam em São Paulo, mas grandes empresas estão expandindo seus negócios para outras regiões e, com isso, abrindo mercados para agências de publicidade, sobretudo no Sul e no Centro-Oeste. 

Como é o curso e quanto tempo dura?
Há muitos cursos de bacharelado em todo o país. A teoria e a prática estão intimamente ligadas. A graduação é focada em Propaganda, ambiente promocional, moda, esporte, cultura, varejo e internet. Disciplinas como fotografia, redação publicitária e computação gráfica fornecem as técnicas de criação. O aluno também é treinado nas diversas linguagens da Propaganda - política, comercial e institucional. Matérias das áreas de administração e economia complementam o currículo. É importante, por exemplo, saber como montar uma planilha de custos. As escolas costumam exigir um trabalho de conclusão. Na maioria delas, o curso de Publicidade é uma habilitação do bacharelado em Comunicação Social. O curso tem a duração de 4 anos.

Qual é a grade básica do curso?

  • Lingua Portuguesa e Idiomas
  • Redação Publicitária
  • Economia
  • Antropologia
  • Sociologia
  • História da Arte
  • Computação Gráfica
  • Estatística
  • Fundamentos do Marketing
  • Direito Básico


Quanto ganha um publicitário?

O salário de publicitário pode variar de acordo com o nível de ensino e experiência do profissional. Hoje o salário médio de quem cursa a faculdade de publicidade e propaganda é de R$2.582,00. É importante lembrar que a maioria dos publicitários também recebem pelos lucros de seus clientes e projetos, portanto é muito importante procurar uma boa agência e um bom posicionamento no mercado.

Quais são as melhores instituições para publicidade e propaganda?
USP, AEMS, CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO, UFMG, UFPE, PUC-Rio, ESPM-SP...

Existem aspectos desfavoráveis ao curso?
Os dois principais aspectos desfavoráveis da carreira de publicitários são a grande concorrência que existe nessa área e também as exigências dos clientes que muitas vezes não tem dinheiro e nem paciência para esperar resultados de médio e longo prazo.




Um comentário:

  1. nhaa eu já pensei em fazer isso, mais agora toda semana eu coloco uma profissão diferente aqui, por que tem gente que ainda não se decidiu =S
    Beijos

    ResponderExcluir

© Blog Sonhos de garota - Por Érika Gevarauskas - Todos os direitos reservados.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo